Na medicina estética, existem vários métodos diferentes de rejuvenescimento facial: laser fracionado ablativo, radiofrequência fracionada com microagulhas, lifting inteligente, ácido L-polilático, ácido hialurônico. O que escolher? Qual opção de rejuvenescimento é realmente melhor?
Qual método é melhor?
Nenhum desses métodos pode ser considerado o melhor. Cada um deles utiliza mecanismos diferentes, adequados para diferentes tipos de pele e problemas de pele, formato do rosto, idade, grau de dano à pele e atrofia do tecido facial, e também envolve diferentes tempos de recuperação após o tratamento. Cada um deles tem seus prós e contras.
Ao comparar procedimentos de rejuvenescimento, o paciente entende o que implica uma abordagem individual. Não existe um método universal. Portanto, a solução ideal para quem busca ajuda em uma clínica de estética é ir a algum lugar onde haja muitas opções terapêuticas. Quanto maior o leque de possibilidades, melhor será individualizar a oferta.
Laser fracionário
Vamos começar com a ablação a laser fracionada porque é o método mais comum. E do ponto de vista da eficiência, o laser ablativo é a única opção correta.
Laser fracionado antes e depois
O laser fracionado ablativo aperta e rejuvenesce a pele de forma abrangente. Atua em duas direções:
- Na superfície da pele, promovendo sua refrescância ativa - a pele fica lisa, bonita, agradável ao toque, tem cor uniforme;
- Estimula a produção de colágeno, o que leva a um efeito lifting e espessante.
O laser fracionado ablativo é adequado para rejuvenescer peles envelhecidas: acinzentadas, flácidas, com sinais de fotoenvelhecimento e rugas. Vale a pena utilizar este método tanto para fins preventivos (30+) como na velhice, quando os problemas do envelhecimento da pele já são bem visíveis.
No entanto, mesmo um dispositivo tão perfeito não é uma solução para todos.
- Em primeiro lugar, a pele após o procedimento requer vários dias de permanência em casa e nem todos os pacientes podem suportar um longo período de recuperação.
- Em segundo lugar, se a pele estiver flácida e fina, o laser não produzirá o efeito desejado. Não será possível restaurar suficientemente o volume do tecido com sua ajuda e não teremos um efeito lifting tão profundo como quando usamos outros métodos, por exemplo, tratamento com microagulhas de RF.
Radioterapia fracionada com microagulhas de RF
A radiofrequência fracionada com microagulhas pode ser uma alternativa ou complemento à ablação fracionada a laser. Este procedimento envolve punção simultânea (com agulhas) e aquecimento da pele (radiofrequência). Como as agulhas trabalham mais profundamente que o laser (agulhas até 3, 5 mm, laser até 1, 5 mm), obtemos um efeito lifting mais forte, muitas vezes representando até uma alternativa ao lifting cirúrgico porque são estimuladas camadas mais profundas de tecido.
Radioterapia fracionada com microagulhas de RF antes e depois
O período de recuperação após o tratamento com radiofrequência também é mais curto – um dia é suficiente para que a vermelhidão da pele desapareça.
Mas a desvantagem desse método é que as microagulhas de RF não têm o mesmo efeito refrescante que um laser ablativo.
A característica comum desses métodos é que ambos funcionam por meio de estimulação. Lidamos com a destruição para restaurar o tecido jovem normal. O laser fracionado tem um efeito peeling adicional que refresca a pele. Por outro lado, as microagulhas de RF atuam mais profundamente e têm um período de recuperação mais curto.
Como aplicar esse conhecimento na prática? Ambos os métodos são igualmente eficazes contra rugas e cicatrizes de acne.
Lifting facial inteligente com fios
Com a idade, a pele facial torna-se mais fina e flácida e os tecidos mais profundos são perdidos. Portanto, precisamos enrijecer a pele. Nesse caso, o levantamento inteligente ajudará.
Facelift com fios antes e depois
O tratamento consiste na injeção local de microagulhas cirúrgicas com fios, que proporcionam efeito estimulante. Os fios inseridos provocam espessamento e aumentam a densidade da pele, irritando o tecido. A diferença, em relação ao laser fracionado ou RF com microagulhas, é que os fios criam uma estrutura de colágeno nas áreas planejadas. Além disso, a irritação da pele dura mais do que no caso do laser fracionado, cerca de 6 a 9 meses - é quanto tempo os fios permanecem na pele antes de se dissolverem. E o procedimento em si não requer recuperação - no máximo algumas horas.
Ácido L-polilático
Aqui também introduzimos na pele uma substância cuja função é estimular a regeneração das células. Este processo leva muito tempo - a irritação das células com ácido L-polilático leva vários meses antes de ser completamente absorvido, resultando em um aumento gradual e claro no volume do tecido.
Ácido L-polilático antes e depois
Este método é ideal para suavizar canais lacrimais, sulcos nasolabiais, têmporas ou bochechas afundadas. A desvantagem do método é que ele não pode ser utilizado na testa, pálpebras e pescoço. É aqui que um facelift inteligente é ideal.
Para resumir os quatro métodos:
- Laser fracionado ablativo e microagulhas RF são melhores para firmar, renovar a pele, eliminar cicatrizes e rugas;
- O ácido L-polilático e o smart lifting são mais indicados para aumentar volume, reconstruir cáries, ou seja, para tratamento volumétrico.
Ácido hialurônico
Este método é adequado quando os pacientes desejam corrigir algo rapidamente, por exemplo, sulcos nasolabiais. No entanto, você deve saber que o ácido hialurônico é apenas uma camuflagem que mascara o problema. Sulcos profundos são o resultado da flacidez da pele das bochechas, e o melhor lugar para começar é fortalecendo o tecido usando microagulhamento a laser ou radiofrequência.
Ácido hialurônico antes e depois
Na hora de escolher um método, também é preciso levar em consideração que ele não é adequado para pessoas que sofrem de doenças autoimunes. Embora os ácidos cosméticos sejam materiais biocompatíveis, eles são obtidos através de processos biotecnológicos e não são tecidos do próprio corpo, por isso causam irritação nos tecidos circundantes. Em pessoas com doenças autoimunes, o sistema imunológico é imprevisível e reage exageradamente a qualquer corpo estranho.
Comparação de métodos de rejuvenescimento facial
Método | Como funciona | Efeito | prós | Desvantagens |
Laser fracionado ablativo | Estimula a produção de colágeno e refresca a pele através do peeling. O tempo de "irritação" da pele é de milésimos de segundo e o período de recuperação da pele é de 1 a 4 meses. |
Refresca e ilumina a pele, suaviza irregularidades (cicatrizes, poros), melhora a cor, a tensão, aumenta a elasticidade, aumenta a espessura, suaviza as rugas. | Afeta tanto a superfície da pele quanto suas camadas internas. Dá efeitos fortes. |
O tempo de recuperação é de até 7 dias. Resultados volumétricos suaves. |
Microagulhas RF fracionárias | Estimulação por efeitos mecânicos e térmicos. O tempo de "irritação" da pele é de décimos de segundo e o período de recuperação da pele é de 1 a 4 meses. |
Forte efeito lifting, suavizando irregularidades (cicatrizes, poros), apertando, aumentando a elasticidade, aumentando a espessura, suavizando rugas. | Tempo de recuperação: 1 dia. Efeitos fortes | Não refresca a superfície da pele - sem descamação da pele. |
Restauração de volume | Estimulação por irritação (microseções cirúrgicas). Tempo de "irritação" da pele: 6-9 meses. |
Restaurando o volume da pele, aumentando sua espessura e elasticidade, restaurando cáries quando necessário, efeito lifting. | Tempo de recuperação: várias horas. | Não refresca a superfície da pele (sem descamação da pele) O risco de uma reação hiperativa do corpo. |
Ácido L-polilático | Estimulação por irritação (ácido l-polilático). Tempo de "irritação" da pele: 9-12 meses. |
Restaurando o volume da pele, aumentando sua espessura e restaurando cáries quando necessário, efeito lifting. | Tempo de recuperação: 1 dia (mas há risco de hematomas). | O risco de uma reação hiperativa do corpo. Não pode ser usado em todas as áreas (por exemplo, pescoço, testa). |
Ácido hialurônico | Elimina rugas, sulcos e cáries preenchendo-os. Tempo de irritação da pele: não. | Eliminação de rugas e sulcos preenchendo-os. Alterar o formato do rosto aumentando o volume das partes destacadas ou preenchendo lacunas. | Efeito rápido. Tempo de recuperação: 1 dia (risco de hematomas). A capacidade de dissolver ácido em caso de tratamento inadequado (feio). |
O efeito se deve à administração do medicamento e não à regeneração tecidual. Duração de ação relativamente curta. Possibilidade de movimentação do medicamento. |